MigraTI - Soluções em banco de dados

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

GUOB Tech Day 2023 - Visão geral

 

Como foi o GUOB Tech Day 2023


No último sábado, 12/08/2023, participei do meu primeiro evento sobre banco de dados, a 12ª edição do GUOB Tech Day em São Paulo. O evento reuniu profissionais Oracle em um encontro enriquecedor, com palestrantes nacionais e internacionais compartilhando conhecimentos teóricos e práticos.

No meu blog, gostaria de compartilhar a rica experiência que tive no recente workshop. Foi um evento repleto de conhecimento valioso que expandiu minha compreensão em diversas áreas. Desde o início, a abertura das palestras com Sandesh Rao discutindo o Oracle Database 23c estabeleceu um tom promissor.



Optei por começar na sala dedicada às palestras sobre o Oracle Database. Nesse bloco de 7 aulas, houve um início inspirador com Francisco Munoz compartilhando insights sobre sua vida e cotidiano, inclusive explorando a delicada questão da perda de dados. Na sequência, Franky Weber trouxe uma apresentação cativante sobre análise de desempenho, um ponto alto do evento para mim.


Porém, a palestra que mais capturou minha atenção foi a última da manhã, conduzida por Rodrigo Jorge. Ele discutiu estratégias de backups no Oracle, uma tópico de grande relevância para aprimorar nossos serviços junto aos clientes. 


Após essa aula, nos apressamos para almoçar nas proximidades, devido ao tempo limitado. Rapidamente nos reencontramos na Fiap, a instituição que sediou o evento.

No campus, nos surpreendemos com uma cabine de brindes. Não hesitamos em nos cadastrar e receber algumas lembranças do evento. A tarde começou com uma aula sobre GoldenGate, um conceito totalmente novo para mim, mas que provou ser incrivelmente intrigante.


 A busca pelo aprendizado continuou com Ricardo Portilho, que compartilhou as inovações do Oracle 23c e explorou recursos antigos que muitos de nós nunca havíamos conhecido.


A pausa para networking permitiu interações valiosas com outros profissionais da área, enquanto desfrutávamos de petiscos e bebidas. 

Na penúltima sessão, fizemos a transição para o Oracle Cloud, participando da palestra de Tercio Costa. Ele trouxe à tona o tema dos "flashbacks" no OCI (Oracle Cloud Infrastructure), uma perspectiva inédita para mim.


E finalmente, encerrando com chave de ouro, Sandesh Rao retomou o palco para discutir o tão aguardado "oratop". Sua palestra foi vital, revelando insights essenciais sobre essa ferramenta e sua relevância prática.


Toda essa experiência, repleta de palestras envolventes e interações enriquecedoras, foi incrivelmente gratificante. O workshop não apenas aprofundou meus conhecimentos existentes, mas também me apresentou a novas ferramentas e conceitos. A busca pelo aprendizado contínuo, juntamente com as conexões feitas durante o evento, tornaram essa experiência valiosa e memorável. 

Agradeço a todos os envolvidos por tornarem este workshop não apenas informativo, mas também memorável. Espero que as reflexões e insights compartilhados em meu relato possam inspirar outros a buscar oportunidades semelhantes, a embarcar em jornadas de descoberta e a abraçar o poder transformador do conhecimento.

Até a próxima jornada de aprendizado!

Gabriel Nicoletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário